quarta-feira, 11 de março de 2009

Como o amor pode ferrar sua cabeça!

"É óbvio que você a amou com todo seu coração, mas seu cérebro também teve um papel importante nesse processo.
Quando você está apaixonado, a área tegmental ventral do seu cérebro automaticamente produz dopamina, o hormônio que incita os viciados a desejar a droga. A partir daí, a dopamina viaja para o córtex pré-frontal e para córtex cingulado, onde encontra sua prima, a norepinefrina, para criar o "barato" do apaixonado. Junte esse efeito com os sentimentos agradáveis criados quando o hipotálamo secreta a ocitocina e vasopressina e você tem a receita certa para um vício completo.
É por essa razão que você se dá mal quando sua droga resolve fazer as malas e ir embora." (Reportagem da revista Men's Helf, edição de março de 2009).

Pesquisando achei algumas definições de termos que eu não conhecia no texto e vou postar aqui, pra ficar uma coisa mais completa. Segue:

Área tegmental ventral : Grupo de neurônios localizados em uma parte do tronco cerebral. Uma parte dele secreta dopamina. A descarga espontânea ou a estimulação elétrica dos neurônios da região dopaminérgica mesolímbica produzem sensações de prazer, algumas delas similares ao orgasmo.
Córtex: O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento. O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.
Dopamina e norepinefrina: A dopamina é considerada o "elemento químico do prazer", que produz a sensação de felicidade. A norepinefrina é semelhante à adrenalina e causa a aceleração do coração e a excitação. De acordo com Helen Fisher, antropóloga e pesquisadora do amor da Universidade Rutgers, estes dois elementos juntos causam elevação, energia intensa, falta de sono, paixão, perda de apetite e foco único (amor cego).
Hipotálamo: É parte mais importante do sistema límbico. Além de seus papéis no controlo do comportamento, essas áreas também controlam várias condições internas do corpo, como a temperatura, o impulso para comer e beber, etc. Essas funções internas são em conjunto denominadas funções vegetativas do encéfalo, e seu controlo está relacionado com o comportamento. Ele mantém vias de comunicação com todos níveis do sistema límbico. O hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções. Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprazer e a tendência ao riso (gargalhada) incontrolavel.
Ocitocina: O hormônio oxitocina está associado à habilidade de manter relacionamentos interpessoais e laços psicológicos saudáveis com outros indivíduos.
Vasopressina: A Vasopressina, um hormônio antidiurético, é outra substância associada à formação de relacionamentos duradouros e monogâmicos . Pesquisadores acreditam que a oxitocina e a vasopressina interferem nas reações químicas da dopamina e norepinefrina, o que pode explicar por que o amor romântico se apaga quando o relacionamento se fortalece.

Ééééé... viu como esse tal de amor aí é complicado, sob qualquer ponto de vista? Achei interessante a matéria e como todas as funções do nosso corpo tem uma explicação né? Olhando o texto parece até fácil amar. É tão simples. É tudo mecânico. "BOM É AMAR... RUIM É AMAR"
Outra coisa que eu quero falar aqui... ontem vi um post de uma amiga minha, que me chamou a atenção e fez eu refletir:
Elas NUNCA estão contentes. Vivem pedindo um cara sussegado, um cara bonzinho, romântico, poeta. Mas quando estão nessa situação e conseguem achar um, elas vem dizer que é muito chato e talz...q num sei o que lá.. e blbablabla...Ai quando estão defronte com um cara mais "rapidinho", reclama, falam que o cara é safado,abusado, num sei o que la, num sei o que lá...VAI ENTENDERRRRR.....
Começo a chegar à conclusão que vocês são todas LOUCAS....(* não levem a mau, é só um comentário rsrs)...

Bjo pra quem acha que merece...!
AQUI é F9!

5 comentários:

Anônimo disse...

Opaaaaaa...
haha

Meu, sério. eu adoooro caras romanticos... mas odeio aqueles que agarram.
Porém tem uma diferença em ser romantico, romantico chato ou lerdo.
a graça é você perceber se a outra pessoa está afim, querer conquistar. E não partir pra grosseria e agarrar.

Claro, existem situações e situações, numa micareta é diferente, quase não rola assunto, rs mas num barzinho, numa roda de amigos? Chegar agarrando não tá com nada.

:D bjoo

Anônimo disse...

Beijoooo pra vc tbmmm, pq ACHO NÃO, tenho ctz q mereço beijoss que vc manda...hahahaha

E adorei o texto, é mtooo complicado essa coisa de AMAR mesmo, mass infelizmente a gente não manda nos nossos corações...

E vamos amando, errando e aprendendooo, vivendo essa vida louca!!!!

Unknown disse...

Humm ... eh complicado msm ... Mas prefiro os caras .. mas sussegadinhos, carinhosos; digamos q bom moço.... Tah tão difícil arrumar um destes .... hj em dia ngm quer nd com nd .. só farra ... aii fika quase impossível se envolver com algm q vale realmente a pena

@ndre disse...

Faabraaa... Vc falou tudo. Mulher nunca tá tão contente com o que tem (não querendo desmerecer xD) sempre tem algo errado. Infelizmente os mais "rapidinhos" são os que aparentemente preenchem mais completamente o perfil da maioria das mulheres, muitas sofrem e nem sabem porque. Ai chega um cara mais certinho e o jogo vira: quem sofre é o certinho. O certinho faz de tudo pra parecer certo, mas quem vê de longe sempre acha um defeito. Só não posso negar que no começo de tudo a gente vive ótimos momentos xD

Vamos morrer sem entender vocês!! E sabendo que não conseguimos viver sem, apesar de tão complicado xP

Nando disse...

Isso aqui ta parecendo mais uma aula de Anatomia!